15 de abril de 2015

Você Conhece os Benefícios da Água de Lins?

Por Incubadora de Empresas de Lins

O saneamento é destaque em nosso município : 100% da água é tratada e 100% do esgoto é coletado também.

Você sabia que as propriedades das águas de Lins são comparáveis às de uma água medicinal raríssima encontrada na França ?

 

E ainda tem mais: sabe me dizer por que que a água de Lins tem esse aspecto diferente, principalmente no banho, comentado por todos?

 

Muito se fala sobre a água. Nós sabemos que ela é um bem precioso e a nossa consciência para a preservação cada vez é mais questionada nos meios de comunicação.


Atualmente vivemos uma crise hídrica no Estado de São Paulo, devido ao baixo índice  de chuvas que ainda afeta os níveis dos reservatórios. Vários lugares sofreram com o racionamento de água, isso é, deixaram de ter água em casa por certo período de tempo, porém felizmente a cidade de Lins não foi afetada devido a vários fatores, que você poderá conhecer melhor neste texto.

 

Mas meu objetivo aqui hoje não é falar sobre a crise e nem dos seus aspectos negativos, mas sim falar sobre a OPORTUNIDADE que temos em nossa cidade. Hoje você vai saber um pouco mais sobre esse bem precioso, irá descobrir fatos pouco conhecidos. Não sou especialista em águas, mas fiz um estudo para trazer esse material exclusivo para você.

 

Essa é uma iniciativa para que comecemos a ver as coisas com outros olhos, ver o copo meio cheio, deixar esse pessimismo de lado, começar a ter orgulho de onde vivemos e crescemos.

 

Eu acredito que a partir do momento que você coloca seu foco nas coisas boas, elas começam a surgir ainda mais. Assim acontece com as coisas ruins também. Nada é perfeito, mas tudo pode melhorar. Essa mudança em nossa mente faz toda a diferença.

 

Tive a oportunidade de conversar com especialistas que me contaram fatos incríveis sobre a nossa água.

 

Eu tenho absoluta certeza que se deixarmos o pessimismo de lado e começarmos a enxergar os fatos positivos de nossa cidade, eles se multiplicarão e mais coisas boas acontecerão.

 

Para entendermos esse grande potencial que Lins possui com a agua precisaremos voltar um pouquinho na história.

 

Imagina a possibilidade de você encontrar no fundo da sua casa…. Petróleo.

 

Você sabia que já tentaram encontrar petróleo em Lins?

 

Você deve estar pensando “O que isso tem a ver com a água?”, calma que já chego lá.



COMO TUDO COMEÇOU - CADÊ O PETRÓLEO?

 

Na década de 50 o Brasil estava vivendo uma corrida pelo petróleo.

 

A região de Lins, depois de alguns estudos, foi marcada como uma área com um grande potencial para se encontrar petróleo. Então trouxeram todo o maquinário para fazer um poço bem profundo.

 

Mas, para a surpresa de todos, em vez de jorrar petróleo como o esperado, encontraram algo mais precioso; jorrou água!



1ª Reflexão:

 

Quero que pensem nisso. Muitas vezes em nossas vidas buscamos e assim “cavamos” um poço profundo em busca de um tesouro, fazemos um grande esforço para obtenção desse objetivo, porém então somos surpreendidos e não encontramos o que nós gostaríamos de encontrar.

 

Conseguimos algo diferente do era esperado, e isso nos deixa frustrados, pois pensamos “Droga não era isso que eu queria! Eu falhei”.

 

Porém apenas com o tempo vemos o que encontramos na realidade pode ser muito mais precioso do que se esperava encontrar.

 

Na época a companhia que perfurou o poço não deu muita consideração ao achado, pois o objetivo era encontrar petróleo e não água, mas depois esse poço encontrado fez toda diferença em nossa cidade.

 

Essa é uma das vantagens que nossa cidade possui, ela se localiza em uma parte acessível do Aquífero Guarani, considerado um dos maiores aquíferos do mundo. 

 

POR QUE NOSSA ÁGUA É DIFERENTE?

 

“Água já vem com sabão” “Água de Lins é Lisa” “Água de Lins” “Água não tira o sabonete”

 

Quem nunca ouviu esses termos?

 

Recentemente em uma viagem que fiz para São Paulo, para participar de uma feira de tecnologia,  encontrei com algumas pessoas que já participaram de jogos esportivos em Lins, e praticamente  grande parte dessa turma me questionou:

 

“Cara a água de Lins é muito diferente, quando se toma banho com a agua daí parece que o sabão não sai! hahaha O que tem de diferente nela?”

 

Você sabe me responder por que a água de Lins tem esse aspecto diferente?

 

É então, eu não soube na época responder essa pergunta, apenas concordei e ri com eles. (Ah se eu soubesse sobre isso naquela época haha)

 

Fiquei muito curioso, cheguei em Lins e fui pesquisar o que diferenciava a Água de Lins com as demais. O que será que deixava ela com esse aspecto?

 

Então descobri que ela tem esse aspecto por ser um tipo de água DIFERENTE.

 

Tem algo na água de Lins que a diferencia das demais.


Afinal de contas, por que a água de Lins é diferente?

 

Vamos lá chegamos na parte que vamos mostrar para você, o que tem de diferente nessa água.

 

A água de Lins é um tipo especial conhecida como Alcalina Bicarbonatada. Calma não se assuste vou te mostrar o que isso significa.

 

Mais o que significa isso Alcalina Bicarbonatada ?

 

Essa parte é um pouco complexa mas prometo para você que vou explicar bem rapidamente da melhor forma para você entender.

 

Então, para ser considerada como uma Água Alcalina ela precisa ter nível de acidez (PH) mais próximo do nível de acidez sanguíneo (PH).

 

Se a agua tiver esse nível de acidez ela é considerada ideal para ser ingerida e proporcionar um enorme beneficio para o funcionamento biológico no nosso organismo.

 

Veja agora com Exclusividade 4 Beneficios das Águas de Lins:

 

1) MENOS IMPUREZAS

 

Águas Alcalinas menos impurezas comparadas as Águas mais ácidas.

Devido a excelente filtração de nossa agua, ela contém poucas impurezas.

 

2) RECOMENDADA POR ESPECIALISTAS

 

Vários nutricionistas têm recomendado o consumo de água alcalina por conta de uma série de benefícios. Nós temos essa água em nossas casas.



3) AJUDA A PREVENIR DOENÇAS

 

A água alcalina ajuda a não deixar ácido o nosso sangue.

 

Na correria do dia a dia acabamos apelando para a alimentação industrializada, que é rica em açúcar e gorduras, e com isso nosso sangue acaba ficando mais ácido.

 

O sangue mais ácido está envolvido com várias doenças, muito sérias as vezes, como a osteoporose e o câncer.

 

Devido a neutralização da acidez, a água alcalina auxilia na redução da Acidez.



4) RICA EM NUTRIENTES NATURAIS

 

A água alcalina contém mais magnésio, cálcio, potássio, bicarbonato, entre outros minerais que estão envolvidos no equilíbrio ácido básico do organismo.

 

Entre outros benefícios, a dose extra de magnésio encontrada na água alcalina melhora  o trânsito intestinal, reduz a TPM,  edemas e ajuda a reduzir crises de  enxaquecas e câimbras.

 

Segundo diversos experts da área médica, muitas doenças se manifestam em ambientes mais ácidos por conta da deficiência de minerais, principalmente o magnésio.



Então quer dizer que a água de Lins possuí todos esse benefícios?

 

SIM! Exatamente isso.

 

A água alcalina pode ser obtida de várias formas. Uma delas é a instalação de um filtro ionizador na cozinha. Ele retira o cloro da água e acrescenta minerais alcalinos à água, além de purificá-la. Em média, o custo dos aparelhos fica entre R$ 300 a R$ 1 mil.



Ou então você pode tomar a água de Lins, que já possuí esses beneficios.

Eu mesmo não sabia disso, precisamos saber sobre essas boas características para sabermos as qualidades que temos todos os dias.

 

O que proponho nesse texto é que você conheça melhor as coisas boas de nossa cidade, para desenvolver bons argumentos na defesa da casa onde moramos. Não estou aqui para fazer propaganda; a proposta é conhecer melhor nosso ambiente, enxergar nossos pontos fortes e, com isto, crescer como comunidade; não podemos deixar passar essas oportunidades de desenvolvimento.

 

Muitas vezes não conhecemos o que nossa cidade oferece de bom, mas há várias belas e iniciativas em Lins. Já parou para pensar quantos turistas, investidores, valiosas pessoas que poderiam conhecer Lins e não o fizeram porque nós linenses também desconhecemos o que nossa cidade oferece?

 

MAIS UMA VANTAGEM - BENEFICIOS

 

Ainda sobre as águas de Lins, de acordo com Código de Águas Minerais, trata-se de água termal, de média mineralização, predominantemente alcalina sódica, água mineral, isotermal e alcalina-bicarbonatada. Diante destas características, as quais evidenciam propriedades de real valor na crenoterapia, que é o tratamento feito através de ingestão e banho de águas minerais. Água semelhante é encontrada na cidade de Vichy (França).

 

A água Termal de Vichy é um produto reconhecido pela Academia Francesa de Medicina por suas propriedades calmantes e fortalecedoras, seu efeito sobre a estimulação das defesas naturais da pele foi clinicamente comprovado.

 

Atualmente diversas pessoas vêm de vários lugares do país para visitar Lins no Blue Tree Park Resort, onde as aguas que são aquecidas naturalmente, beirando os 40°C.



LINS É DESTAQUE EM SANEAMENTO E TRATAMENTO DE ÁGUA

 

Lagoas de tratamento da SABESP EM LINS


Outra bela iniciativa que devemos ressaltar é o tratamento de água e esgoto que existe em Lins.

 

Não basta apenas  ter uma boa quantidade de água, mas sim cuidar do saneamento.

 

A OMS estima que 6% de todas as doenças no mundo são causadas por consumo de água não tratada e pela falta de coleta de esgoto.

 

O saneamento é destaque em nosso município : 100% da água é tratada e 100% do esgoto coletado também.

 

Representantes de empresas de saneamento de países da América Latina já vieram a Lins para observar a operação dos serviços, que tem a Sabesp como concessionária.

 

Esse processo reflete em na melhora de nossa qualidade de vida, pois a falta de saneamento pode provocar a transmissão de doenças, contaminação de alimentos e de água, sendo que as crianças são as principais vítimas.

 

A partir de hoje, vamos fazer um combinado?

Quando te perguntarem sobre a água de Lins já sabe o que responder. :)