06 de maio de 2019

Saiba a importância da tecnologia para o empreendedorismo

Por Incubadora de Empresas de Lins

Os avanços tecnológicos são, atualmente, excelentes ferramentas para quem deseja empreender.

Os avanços tecnológicos são, atualmente, excelentes ferramentas para quem deseja empreender. Antigamente, alguém que abria uma padaria, por exemplo, anotava pedidos em papel e, hoje, além de não ser um processo sustentável, demanda muito tempo. Por isso, a tecnologia mudou esse cenário, facilitando e trazendo diversas possibilidades de inovação.

 

Empreendedorismo x Tecnologia

 

Para Guilherme Lobo, empreendedor e professor, graduado em Sistemas de Informação com MBA em Gestão Empresarial e que possui empresa graduada na incubadora de empresas, projeto da ADETEC (Agência de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico de Lins), houve uma evolução da informação na área empresarial. “A tecnologia permite inúmeros fatores, um deles é a velocidade na comunicação. Hoje, consigo atender diversos clientes em diferentes estados e em home office, outra área que vem crescendo com o auxílio da internet. Cada vez mais negócios estão sendo feitos em plataforma digital, como o WhatsApp, por exemplo.” explica.

 

É possível empreender sem tecnologia?

 

Guilherme destaca ainda que, hoje em dia, a grande maioria das pessoas têm acesso fácil a tecnologia, como redes sociais e aplicativos de mensagens instantâneas. Além disso, para abrir uma empresa ou uma MEI (Microempreendedor Individual) é necessário apenas acessar o portal do empreendedor e submeter solicitações de informações. “Dificilmente um negócio conseguirá clientes ou avanço, mesmo sendo algo “rústico”, sem a tecnologia” comenta.

 

Ferramentas básicas

 

Para uma empresa se manter dentro do mercado são necessárias algumas ferramentas, recursos e aplicativos. Guilherme alerta que existe uma grande quantidade de negócios que acabam não conseguindo emplacar neste meio, pois não utilizam desses recursos básicos, que são as ferramentas de comunicação, como WhatsApp, as redes sociais, que estão cada vez mais fortalecidas na rede comercial, e a internet, no geral, como fonte de pesquisa e busca de informação.

 

Especialização

 

Além do auxílio da tecnologia, quem deseja empreender precisa de capacitação na área. Para isso, a ADETEC fornece todo o preparo que um empreendedor precisa para começar o seu negócio. Inaugurada em 2001, a entidade tem o objetivo principal de executar atividades relacionadas a desenvolvimento, tecnologia, empreendedorismo e inovação.

 

Sobre Guilherme Lobo


Empreendedor e Professor, graduado em Sistemas de Informação, com MBA em Gestão Empresarial. Atuação na área de TI em empresas nacionais e multinacionais em São Paulo como: Vivo, Claro, Nextel, C&A Modas, Hospital Albert Einstein, Editora Abril, etc. Atualmente é o gestor de sistemas e startups na SRVCloud e é professor na ETEC (Centro Paula Souza).