21 de janeiro de 2019

Para ter sucesso no empreendedorismo é preciso atitude

Por Incubadora de Empresas de Lins

Entenda como uma atitude empreendedora pode definir o sucesso de seu negócio.

No empreendedorismo é preciso ter a atitude correta. A principal diferença entre empreendedores bem-sucedidos e os outros é a disposição de aceitar desafios e encontrar soluções para convertê-los em oportunidades. É preciso ter uma ‘Atitude Empreendedora’, que é um processo contínuo e pode sempre ser melhorado pelas partes interessadas, os chamados stakeholders. O principal ator responsável nessas jornadas é o próprio empreendedor a partir de sua autoimagem e de suas crenças, pois é essa energia mental que coloca em movimento as engrenagens para o sucesso; é o que garante um foco único na capacidade de atingir metas.


Valter Dal Bello, Gerente de inovação da Agência de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico de Lins (ADETEC) explica que o que torna um empreendedor diferente das outras pessoas é sua crença firme em si mesmo. “É o hábito de desafiar o que já está estabelecido na sociedade”, afirma.

 

Atitude certa


A atitude certa ajudará a criar uma mudança positiva e duradoura, que é vital para qualquer empreendedor. “O objetivo é acrescentar um senso de significado e conclusão ao empreendedorismo. A atitude certa é uma profecia autorrealizável que tem muita chance de se transformar em sucesso real”, destaca Valter Dal Bello.


Os empreendedores devem ter a capacidade de concluir o que foi iniciado, por isso, Valter Dal Bello explica que quem decide ser empresário deve ter certas características ou desenvolvê-las sempre que possível. “São aspectos importantes e é quase impossível reunir todos eles em uma só pessoa, mas consideramos um deles imprescindível: a resiliência, que pode ser entendida como certa capacidade de, ao se deparar com adversidades e problemas, encontrar soluções estratégicas para enfrentá-los”, afirma.


É preciso um tipo especial de atitude para ser um empreendedor; para chegar a uma ideia e colocá-la em ação. Acrescente-se a isto o agravante de que nem todas as ideias funcionam. Praticamente 50% das pequenas empresas falham nos primeiros quatro anos, o que não é estimulante para quem precisa abandonar um emprego para se tornar um empreendedor. Dessa maneira, a atitude resiliente é inegociável.


Para quem deseja ser um empreendedor de sucesso, Valter Dal Bello aponta algumas atitudes essenciais. São elas:


- Seja criativo, todo empreendimento começa com uma nova ideia;

- Apaixone-se pelo seu trabalho;

- Procure se motivar, a motivação se traduz em perseverança. Quando você é seu próprio chefe, estar automotivado é essencial para a continuação dos negócios.

- Ser otimista é primordial, pois é preciso olhar sempre o lado positivo de tudo, sem deixar passar os negativos, mas esses devem ser vistos como oportunidades.

- Seja adaptável/flexível, pois, para empreender é preciso saber lidar com as constantes mudanças.

- Saiba planejar, pois o planejamento é essencial para o sucesso de qualquer negócio.

- Seja decisivo, já que no mundo dos negócios é preciso tomar diversas decisões sem hesitar e, muitas vezes, de forma imediata.