16 de março de 2018

Palestra Sobre Carreira Jurídica na ETEC

Por Incubadora de Empresas de Lins

Jovens da ETEC Lins receberam a advogada, coach e agente de inovação da ADETEC / Incubadora de Empresas, para palestra sobre carreira jurídica

 

Sob olhares atentos, seguidos risos de descontração e de inúmeros depoimentos emocionantes ao final, Alunos da ETEC de Lins, Curso Técnico de Serviços Jurídicos, contaram no dia 05 de março de 2018, com a presença da Agente de Inovação da ADETEC/INCUBADORA DE EMPRESAS, a Advogada e Coach Elomar Fontes, que ministrou Palestra sobre Carreira Jurídica.

 

O Projeto Boas Vindas, realizado para os Novos alunos e, que a partir deste ano, contou com a presença também dos Jovens que já estão prestes a terminarem o Curso Técnico e seguirem para o mercado de trabalho, tem o objetivo de mostrar aos Alunos, histórias de quem se formou no mesmo curso pela ETEC e de profissionais que possam contribuir para a motivação e melhor destaque destes na profissão escolhida.

 

Elomar Fontes envolveu os alunos com a sua trajetória dentro da área jurídica, demonstrando principalmente suas dificuldades ao sair de uma realidade pobre, como muitos dos presentes, chegando a trabalhar naquele que é um dos maiores Escritórios de Advocacia do País, o Siqueira Castro Advogados, antes de aceitar trabalhar como Advogada Sênior em uma Usina, da nossa região, ocasião que veio do estado do Rio de Janeiro para morar em Lins, São Paulo.

 

Com este relato, buscou de forma divertida e ao mesmo tempo séria, mostrar aos alunos que as dificuldades existirão e, que para alcançar qualquer destaque na Carreira Jurídica, será preciso saber entender que a responsabilidade pelo seu sucesso é única e exclusivamente, sua!

 

E, que independente do ambiente que se nasce, das condições familiares em que se vive e cresce, temos a possibilidade de criar uma realidade diferente e alinhada com nossos sonhos e anseios pessoais.

 

Criar oportunidades, cuidar do Marketing Pessoal, envolver-se com outras Atividades que agreguem conhecimento, ter Metas Claras, ter Coragem e Determinação, ler bons Livros, se relacionar com Boas Pessoas, Ter um Objetivo concreto, entre outras ações, podem ajudar qualquer jovem a se sentir realizado e vencedor ao longo da vida!

 

Logo no início da Palestra escreveu no quadro branco para os alunos a seguinte frase:

 

 “Eu não sabia que ia dar Certo!

 

E, nesta frase retornava sempre que precisava reafirmar aos alunos que qualquer sucesso requer pequenas e substanciais conquistas, baseadas em boas ações e concentração no presente, na busca por momentos melhores.

 

Ressaltou que não importa o seu “porquê”, o seu “motivo”... é preciso saber o que deseja para si e, seguir obstinado até alcançar.

 

A Realização depende da construção, dia após dia, de uma personalidade alinhada em comportamentos e, que é preciso para tanto: conhecimento, prática e repetição.

 

Fazer dez mil vezes a mesma coisa é o que separa resultados medianos dos excelentes, conceito extraído de uma frase que na juventude leu, de um ícone que muito a ajudou a sobrepor barreiras, Bruce Lee.

 

Por fim, deixou claro que não se deve ficar estático às suas escolhas, quanto menos preocupados em sempre acertar 100% das vezes, ainda que seja preciso saber o que deseja para si e tomar atitudes o quanto mais corretas e planejadas, pois de toda forma, na nossa condição humana, sempre poderemos escolher mudar e recomeçar, com tanto que estejamos FELIZES em cada precioso momento vivido.

 

Este talvez seja o maior segredo da VERDADEIRA REALIZAÇÃO: Alegrar-se e Ser Feliz no Agora!

 

O Evento foi encerrado pelo Coordenador do Curso de Serviços Jurídicos, Dr. Carlos César de Souza, que entregou à Elomar Fontes um Certificado de Participação, assinado pelo Diretor da ETEC Lins, Rodrigo de Barros Pagano.

 

 

Contribuição: Equipe da Adetec