14 de abril de 2020

10 dicas para empreendedores na crise do coronavírus

Por Cintia Papile

Este é o momento de reavaliar seu negócio, o cenário do mercado pós-quarentena não deverá ser o mesmo

As relações sociais e de mercado foram modificadas com a pandemia mundial causada pelo novo coronavírus (Covid-19). Muitos empreendedores serão impactados nesse período, especialmente pelo fechamento de comércio para evitar a aglomeração de pessoas e propagação do vírus.

 

Mas, existem algumas medidas importantes para se tomar em qualquer tipo de crise. Este é o momento em que muitos empresários, empreendedores e profissionais deverão reavaliar seu modelo de negócios. Especialistas apontam que, mesmo após a quarentena, o cenário não será o mesmo de antes. Então, trouxemos 10 dicas para empreendedores amenizarem os impactos desse momento em seus negócios e se fortalecerem no pós-crise.

 

1) Projetar receitas e despesas

 

Separe as despesas por tipo de gasto. Assim, será possível saber quanto vai ser preciso gastar com cada setor e quanto será preciso para manter a empresa pelos próximos meses.

 

2) Revisar contrato com fornecedores

 

Sente com seus fornecedores e avaliem a melhor estratégia para o momento, como por exemplo:

 

- Extensão do prazo de pagamento de insumos e mercadorias;

- Interrupção sem multa do repasse de materiais, caso o empreendedor seja obrigado a fechar as portas e não operar por algum tempo;

- Concessão de algum desconto ou diminuição de taxas em caso de pagamento em parcelas.

 

3) Organizar quadro de funcionários

 

Estabelecer o sistema de home office, conceder férias aos funcionários, usar o banco de horas ou suspensão temporária de contrato. Estas são algumas alternativas propostas pelas medidas provisórias do Governo Federal, como a MP 927 e MP 936. Confira nossos materiais sobre o assunto e encontre a melhor solução para o seu negócio e para seu funcionário, postaremos mais vídeos e matérias em nosso site e redes sociais.

 

4) Entenda sobre pagamento de tributos

 

O governo federal anunciou algumas medidas para amenizar a crise econômica causada pelo coronavírus, entre elas a postergação do vencimento dos tributos federais relativos ao Simples Nacional. O acerto referente aos meses de março, abril e maio deste ano ficou postergado para outubro, novembro e dezembro, respectivamente.

 

5) Saiba das alternativas bancárias

 

Diversos bancos estão oferecendo modalidades diferenciadas para que as empresas consigam superar a crise. O indicado é procurar menores juros e as maiores carências para o início do pagamento, fazendo com que o folego seja maior.

 

6) Avalie aporte para microempreendedores

 

 O governo de São Paulo e o Sebrae-SP anunciaram a liberação de mais R$ 150 milhões para auxiliar os microempreendedores individuais (MEI) no enfrentamento à pandemia do coronavírus. São R$ 100 milhões do Banco do Povo e R$ 50 milhões do Sebrae-SP, por meio do programa Empreenda Rápido.

 

7) Pense em promoção

 

Tenha em mente que a criação de condições especiais de pagamento ou a cobrança de preços especiais podem fazer a diferença. Um negócio atrativo ao cliente pode ser um potencializador de vendas e gerar mais recursos. E em um momento de vacas magras, um desempenho acima do esperado pode ser a diferença para minimizar prejuízos ou garantir um período de sobrevivência maior e melhor. 

 

8) Investir em venda online e delivery

 

Uma opção para amenizar essas restrições de público pode ser o incremento ou início das vendas online e delivery desde que seu negócio possibilite isso. E aí vale tentar parcerias com empresas que divulguem o seu ramo de atividade ou já concentram um grupo de clientes potenciais para as suas ações ou ofertas. 

 

9) Investir em comunicação

 

Em tempos de crise econômica, as empresas devem pensar em crescer, não focar apenas no lucro. Para isso, o segredo é não renunciar à comunicação eficiente e profissional. Com a retração da economia, os clientes vão buscar as melhores condições possíveis, os melhores preços, melhores produtos e, desse modo, uma das alternativas é captar e fidelizar seus clientes, e nessa hora as estratégias de comunicação ganham mais força. Use e abuse das redes sociais para mostrar ao seu cliente tudo que tem a oferecer, afinal, ele passará mais tempo online agora.

 

10) Receber consultorias profissionais online

 

Por que não ouvir o conselho de quem entende de negócio? A Adetec está oferecendo nesses meses de abril e maio consultoria gratuita online para todos os empreendedores, formais ou não, com o intuito de orientar como enfrentar o momento de crise que estamos passando. As consultorias podem ser agendadas por WhatsApp pelo número (14) 99694-6123.