26 de março de 2020

Pandemia e gestão da crise: como os pequenos negócios podem minimizar os impactos?

Por Cintia Papile

Repensar seu modelo de negócio, utilizar ferramentas de comunicação e outras dicas que podem ajudar em um cenário de crise

A pandemia mundial e estado de calamidade pública do país, decretados para conter a proliferação do novo Coronavírus (Covid-19), pedem o isolamento social da população e o fechamento de diversos estabelecimentos comerciais.

 

As medidas são importantes, mas causam apreensão especialmente em pequenos e médios empresários e empreendedores. Há algumas mudanças que podem ser feitas no seu negócio para essa gestão da crise, confira a seguir.

 

Colocando seu negócio no cenário da crise

 

O quanto você pode ser afetado agora e no futuro? Apesar de difícil, procure ser bastante realista, é o que te fará perceber e antecipar todos os problemas. 

 

Procure ajuda

 

Conte com o apoio de quem conhece o seu negócio e seja de sua confiança. Cada um poderá ajudar de uma maneira a sair melhor dessa situação 

 

Analise os dados

 

Para alterar suas estratégias, você precisa medir quais canais ou produtos do seu negócio foram mais afetados. Com essas informações, você consegue ter melhores decisões. 

 

Planeje suas ações

 

Avalie todos os cenários, coloque ordem e faça um planejamento para colocar em prática.  

 

Reduzir prejuízo e reter clientes

 

O lucro não deve ser mais a prioridade para a gestão da crise e, ainda, pode ser prejudicial à imagem da empresa. Não é momento também para investir em aquisição de clientes, aplique esforços para reter os que já tem.  

 

Adapte-se ao mercado

 

Depois de avaliar o cenário, qual a melhor saída? Pense na maneira mais eficaz de driblar os efeitos da crise. Você pode reformular seu modelo de negócio ou suas estratégias conforme as mudanças do mercado, conte com um profissional.

 

Neste sentido, há algumas medidas simples de comunicação e administração que você pode tomar, como:

 

- Presença digital

 

Seu cliente estará em casa, então esteja perto dele através das mídias sociais e plataformas de vendas, que podem aumentar sua receita nesse momento. E ofereça atendimento remoto por telefone e WhatsApp para evitar contato e aglomerações. 

 

- Estreite relacionamento e ofereça conteúdo

 

Aproveite o momento para fortalecer a relação com seus clientes pelas mídias sociais, forneça informações sobre o seu produto e porque ele pode ser útil. Apenas entre na temática do Coronavírus se você dominar o assunto ou tiver materiais de referências confiáveis.  

 

- Pense no delivery

 

Se você ainda estava resistindo, essa é a hora de repensar seu modelo de negócio e incluir o serviço de delivery. Essa é uma necessidade em tempos de crise. Se você já oferece esse serviço, intensifique a divulgação. 

 

- Administração de pessoal

 

Se possível, opte por trabalhar home office e faça reuniões virtuais entre os funcionários. Aproveite o pouco movimento dessa quarentena e dê férias para os funcionários que estão com o benefício para vencer. 

 

- Economize

 

Tome iniciativas para economizar energia, água e outras despesas. Reduza os custos do que não agrega valor para o cliente. Evite, ainda, investir muito em estoque e minimize as perdas. 

 

 - Negocie

 

Converse com seus fornecedores para ganhar um prazo maior no cumprimento de seus compromissos, assim você ganha fôlego para manter as contas em dia. 

 

A Adetec tem uma equipe de consultores especializados em diversas áreas para orientar os empresários nestes e em outros momentos, entre em contato em nosso WhatsApp para saber mais: (14) 99680-9673, e acompanhe novidades em nossas redes Instagram, Facebook e LinkedIn.