INCUBADO

Alimentali

Já imaginou deixar o emprego em uma grande indústria para começar a empreender? Desafiador. Mas o desafio é maior quando não se tem os ingredientes adequados para esse caminho. E a Engenheira de Alimentos Talita Milani provou que é possível utilizar todo o conhecimento na área e a ampla experiência de mercado com o apoio gerencial correto para encontrar a receita de sucesso do seu próprio negócio. 

Desde que se formou em Engenharia de Alimentos em 2003, Talita trabalhava em indústria do ramo alimentício, com pausa apenas para o Mestrado e o Doutorado. Por 3 anos, ela também dividiu seu tempo entre o emprego na indústria e o trabalho como professora universitária. Durante esse período, ajudava empreendedores da área, que eram amigos ou conhecidos, a resolver problemas técnicos específicos. Os amigos, por sua vez, indicavam seu trabalho para outras pessoas. Foi aí que Talita viu uma nova possibilidade. “Percebi que havia uma grande oportunidade de mercado e que minha experiência de mais de 10 anos de indústria poderia ajudar muitos negócios a crescerem e se tornarem melhores”, conta.

A engenheira começou a estruturar e profissionalizar essa ideia. Abriu uma empresa e fez cursos preparatórios para consultores de alimentos. Assim nasceu a Alimentali, empresa que oferece serviços de consultorias, assessorias e treinamentos na área e alimentos. Mas, para conseguir realmente se dedicar para o negócio crescer, ela precisou ter coragem para tomar uma decisão. “Eu precisava renunciar ao emprego na indústria. Foi uma escolha difícil, mas pedi demissão e assumi a Alimentali integralmente”, relata.

Apesar de ter muita experiência técnica, ainda faltava um elemento importante: conhecimento de gestão e estruturação do negócio. Ao conhecer o trabalho realizado pela Adetec, ela decidiu pedir apoio gerencial. O projeto foi aprovado para entrar na Incubadora Virtual de Empresas da Adetec no ano passado e já avançou de fase. “Como incubada, recebo orientações importantes, desde como alinhar meu trabalho com o modelo do meu negócio, até técnicas de negociação e vendas. Montar um modelo para o meu negócio tem me ajudado a ter mais clareza e estratégia para atingir meus objetivos. Já foram feitas muitas adaptações na minha estrutura que me dão muito mais segurança nas decisões de negócio”, declara.

Além das consultorias, Talita tem aproveitado muito os outros benefícios da Adetec, como networking e novas possibilidades de negócios. “Os serviços da Alimentali têm sido oferecidos a outros incubados do ramo alimentício, e criamos assim uma rede muito importante de serviços e parcerias”, conta. A Alimentali e a Adetec também promoveram um curso de Gestão e Boas Práticas no Ramo Alimentício para empresas de Lins e região.

Em apenas 8 meses, a Alimentali já atendeu 14 clientes com serviços que promovem qualidade e rentabilidade, como rotulagem de produtos, adequações sanitárias, implementação de boas práticas, melhorias de processo de produção, padronização e melhorias de produtos, desenvolvimento de novos produtos.

Após uma visita prévia ao empreendimento, a profissional levanta um diagnóstico e oferece um serviço personalizado que melhor se adequa às necessidades e expectativas do cliente.

Alimentali Consultoria em Processamento de Alimentos

Saiba mais sobre os serviços prestados pelo Instagram da empresa.